Uma história de gerações

Areia que Canta - Hotel de Natureza - é parte da história da Fazenda Tamanduá, propriedade da Família Farsoni há várias gerações. Por muitos anos a agricultura e a pecuária familiar eram as únicas atividades desenvolvidas na propriedade. Em 1993, com o início das atividades turísticas em Brotas, a fazenda foi aos poucos se transformando em um sítio turístico receptivo.

Essa transformação foi resultado de uma vocação natural pela existência de uma belíssima nascente escondida no meio da fazenda. Um afloramento de água, provindo do Aqüífero Guarani, em meio a uma areia branca finíssima (estima-se o surgimento de cerca de 70 mil litros de água/hora), já conhecido na época, entre os moradores locais, como "Mina da Areia que Canta".

A peculiaridade do som e a beleza da nascente começou a atrair visitantes. Foi quando a família tomou a decisão de profissionalizar e investir na atividade turística. Inicialmente os visitantes eram recebidos com um café estilo rural. Depois vieram o restaurante e os primeiros apartamentos, dando início ao serviço de hospedagem.

Hoje a agricultura e a pecuária coexistem com o empreendimento turístico, o que proporciona experiências autenticas aos visitantes. Podemos realmente chamar nosso hotel de Hotel de Natureza, pois poucos hotéis tem o privilégio de contar com um espaço natural tão amplo, rico e preservado como no que estamos.

Aqui, além da natureza os hóspedes podem, com toda estrutura e conforto, apreciar o estilo de vida do interior em toda sua riqueza e simplicidade, a boa a comida e a tranquilidade.

A sustentabilidade para nós é um valor, por isso cultivamos ela em nosso dia-a-dia. 100% de nossa energia elétrica vem do sol, gerado nas nossas 3 usinas fotovoltaicas. Cuidamos do ambiente, preservamos, reflorestamos, plantamos, cuidamos e reutilizamos o lixo orgânico. Algumas de nossas atividades também levam em conta a educação ambiental. Queremos que muitas gerações possam usufruir deste ambiente preservado, onde convivem com nossos hóspedes mais de 200 espécies de pássaros catalogados.

Nosso maior prazer é fazer tudo com zelo para receber nossos hóspedes com carinho e acolhimento, e fazer com que se surpreendam sempre!

Família Farsoni - Areia que Canta
30000MUDAS PLANTADAS
500MW/H DE ENERGIA SOLAR
1984PIONEIROS DESDE
20HA REFLOPRESTADOS
ATRAVÉS DO TEMPO

FATOS MARCANTES DA AREIA QUE CANTA

1. 1911 - AQUISIÇÃO DAS TERRAS
Um pequeno sítio, comprado pelo bisavô, imigrante italiano, junto com seus filhos, os "meeiros" de café e os "carroceiros".
2. 1994 - PRIMEIRO GRUPO
Recebido na fazenda, com a agência Mata'Dentro, em abril de 1994 (num sábado de aleluia), em 3/4/1994
3. 2000 - ESTUDO DE IMPACTO
Estudo de Impacto de Visitação – método VIM - Esalq –Usp
4. 2005 - 2007: REFLORESTAMENTO
Reflorestamento de 20 hectares - corredor ecológico com 30 mil mudas de nativas – parceria da Centrovias